Gerador de Nome de Produto

Gere ideias de nome para o seu Produto abaixo.

Guia Completo para Nomear seu Produto

Um nome de produto ideal irá ajudar mais a aumentar as vendas do que desenvolver e evoluir sua marca. É uma oportunidade para introduzir uma descrição criativa e dinâmica que atraia e envolva seu público-alvo simultaneamente atraindo atenção e evocando uma resposta emocional positiva. Um bom nome de produto é sobretudo informativo e deve de alguma forma refletir a personalidade por trás da sua identidade de marca.
Um nome simples, no entanto, perde potencial para desenvolvimento da marca. Por exemplo, uma empresa de chocolate de luxo pode nomear seu chocolate algo do tipo “Duplo Dark” mas não seria muito mais incitante se nomeasse com algo tipo “Mais Dark do que a Noite”? Ainda é descritivo e tem conotações mais interessantes que implicam que há algo diferente, misterioso e sensual sobre o produto. Empresas que fazem bem isso, que são engajadas e criativas com seus nomes de produtos, descobrem que é mais fácil criar uma base consumidora leal.
Nosso guia de nome de Produto irá te ajudar a pensar muito mais do que o nome, nós veremos seus Objetivos de Marca Público-Alvo Interesses Demográficos Análise de Nome da Concorrência Discussão de Ideias de Nome e inspiração de Nome de Produto.

Top 10 de Dicas Sobre Como Nomear um Produto

1. Descreva o produto

A forma mais fácil de nomear um produto é dar a ele um nome que descreva precisamente o que o produto faz. Algumas empresas fizeram isso tão bem que seus nomes tornaram-se sinônimos do produto por si só. Por exemplo Plástico Bolha. Plástico Bolha foi inventado pela Sealed Air Company e é um produto de marca registrada por eles. Jet Ski é outro exemplo. Essa é, na verdade, o nome desse produto feito pela Kawasaki Heavy Industries, que na verdade são apenas uma embarcação aquática pessoal.

2. Torne fácil de soletrar e falar

Se um produto é difícil de soletrar, será difícil de encontrá-lo online. Várias pessoas não compram produtos na mesma hora. Elas vêm algo, consideram, pesquisam e então compram. No entanto, se elas não puderem se lembrar como soletrar o nome, não irão pesquisar pelo produto online e então não irão comprá-lo. Da mesma forma, se é difícil de pronunciar, eles não poderão contar a ninguém sobre ele, eliminando a possibilidade do seu produto crescer pelo boca a boca.

3. Crie uma palavra composta

Através da combinação de duas palavras relevantes para o seu produto, você pode criar uma palavra composta criativa e única que é cativante e represente com precisão o seu produto. Um ótimo exemplo disso é a Minipresso, da Wacaco. A Minipresso é uma mini máquina portátil de espresso. O nome combina as palavras mini e espresso.

4. Torne Memorável

Nomes longos são difíceis de lembrar. Um produto que todo mundo se esquece não vende tão bem quanto um que instantaneamente atrai a atenção das pessoas e fica em suas mentes. Há algumas técnicas para tornar um nome memorável usando aliteração. Paypal é um ótimo exemplo disso. A aliteração de sons explosivos do “p” fica na sua mente. Há varias alternativas diferentes ao Paypal, no entanto poucas delas ficam na sua mente como ele. É também um nome descritivo que ajuda você a entender qual serviço torna os pagamentos mais fáceis e amigáveis.

5. Pense Metaforicamente

Obter um nome único que descreva seu produto pode ser difícil a menos que seu produto seja completamente único. Pense sobre como você pode descrever seu produto metaforicamente. Ford Mustang, por exemplo. Um Mustang é um cavalo livre rápido do oeste da América. Nomeando seu carro de Mustang, a Ford capturou a essência da palavra que é relacionada ao seu produto, através da associação metafórica.

6. Acrônimos

Um acrônimo pode ser uma ótima forma de ter um nome de produto longo e descritivo transformado em um nome memorável. No entanto, você deve ter um pouco de cuidado com isso e garantir que transformando o nome em um acrônimo ele não vai se tornar impossível de lembrar. Por exemplo, ninguém irá se lembrar de um acrônimo como RDPEF. Mantenha-o curto e preferencialmente com um som divertido sem significado de palavra, como ABBA.

7. Use um Verbo

Usar um verbo para descrever seu produto pode ajudar a torná-lo memorável. Por exemplo, o iPod touch ou o iPod Shuffle. Os verbos “to touch” (tocar) e “to shuffle” (embaralhar) descrevem a “Proposta de Utilidade” dos produtos e faz que eles sejam facilmente lembrados.
Você pode fazer o contrário, tornando o nome do seu produto em um verbo, por exemplo, Google se tornou verbo para fazer uma pesquisa na internet. Isso funciona melhor com um nome de produto que já não tenha um significado. Pense em Skype ou Shazam.

8. Pense sobre a Resposta Emocional

Um bom nome de produto irá criar uma resposta emocional no consumidor.

Huggies (abraços em Inglês), por exemplo. São fraldas, mas o nome sugere que são mais do que isso. O nome evoca uma resposta emocional positiva. A maioria das pessoas gosta de abraços, as pessoas gostam de abraçar coisas fofas como bebês. O nome faz com que uma coisa um tanto quanto bruta, se torne um produto fofo e amigável.

9. Pense sobre seu Público-Alvo

Quem é o seu público-alvo? Por que eles estão comprando seu produto? Pense sobre o que seu público-alvo quer comprar. Se você está criando uma peça tecnológica inteligente para um público muito específico, você provavelmente deve ter um nome inteligente que atraia eles. Por exemplo, Neospectra é um produto micro espectrômetro focado no desenvolvimento científico de setores de grandes empresas. O nome é científico e se relaciona à “Proposta de Utilidade”. Esse nome pouco provavelmente iria atrair o público B2C.
Se você puder, tente obter opiniões de clientes potenciais sobre as ideias de nomes de produto.

10. Teste o nome

Coloque o nome no contexto. O que queremos dizer com isso é, como ele irá aparecer em seus catálogos e no seu web site. Ele se encaixa em seu conceito de marca ou parece estranhamente incompatível? Diga isso em voz alta, em uma frase. Ele parece e soa bem?

O Que um Ótimo Nome de Produto Faz?

Um ótimo nome de produto faz várias coisas.

Primeiramente, sua preocupação principal, é que vende seu produto. Para entender se o seu nome de produto irá fazer o que você precisa, você precisa se colocar no lugar do seu público e perguntar a si mesmo: Esse nome se destaca? Se você for diferente, se tiver uma “Proposta de Utilidade” particular, você quer que seu produto soe diferente, use o nome do produto para focar no que exatamente você quer que o torne especial.

Ele informa o que o produto faz ou como se relaciona com produtos anteriores e sua marca? Um consumidor é obviamente muito mais propenso a comprar algo quando ele sabe o que isso faz. Se você escolher um nome completamente aleatório, então terá que confiar na sua identidade de marca para informar e persuadir as pessoas a comprarem. Se você é uma grande marca que faz carros ou computadores como a Ford ou a HP, então não terá muitos problemas, mas se você é menor e o primeiro contato com a sua marca for através do nome do produto, então será benéfico se você tiver um nome informativo atraente.

Instila confiança na marca? Sua marca e produto deve trabalhar junto, de forma sinônima, para promover e construir sua identidade de marca e para isso garantir confiança e lealdade na marca, o que irá ajudar o seu negócio a crescer e os futuros produtos a vender.

A Diferença Entre um Nome de Negócio e um Nome de Produto

Um nome de negócio e um nome de produto devem trabalhar juntos, com sinergia, significando que ambos devem ajudar, dar suporte e construir o perfil do outro.

A alguns exemplos interessantes onde isso foi feito tão efetivamente que os limites entre o produto e a marca são quase inseparáveis. Google, por exemplo. A marca do negócio é Google. O principal produto deles é o Google Chrome. No entanto, o Google tem muito mais do que apenas o Chrome, com uma enorma variedade de outros produtos: Google Adwords Google Docs Google Analytics Google Maps Gmail. Todos esses são produtos funcionando sob a marca central Google.

Todavia, há claras distinções entre um nome de produto e o nome do negócio. Um nome de produto deve ser mais informativo, focado em vender o produto, enquanto atrai e dá suporte à identidade de marca. Um nome de negócio, no entanto, é uma marca construída nas percepções, expectativas e experiências dos consumidores, com todos os produtos e serviços sob uma marca.

Google é então, um nome curto de marca. Não tem significado real, mas se relaciona com a ideia do nome da marca ser derivado de um googol, que é o segundo maior número. O produto “Maps”, por exemplo, descreve a função do produto.

Mudando um Nome de Produto

Conforme você desenvolve seu produto, você irá lançar novas versões e há uma ou duas estratégias básicas a escolher quando for nomeá-las. A primeira é manter o mesmo nome. Empresas de carro fazem isso com frequência, o Ford Focus, por exemplo, tem muitas diferentes formas. Começou a vida como um carro com porta traseira básico mas agora vaga pelas ruas com opções de carro esportivo à sedan.

A segunda estratégia é criar um nome totalmente novo para essa nova versão. O Nintendo Wii é um excelente exemplo para isso, com seu N64 e GameCube que veio antes dele.

Quando os clientes veem a continuação do nome, eles esperam que o produto seja bem similar ao modelo anterior. O mais recente Ford Focus possui os seguintes sufixos: SEL Titanium RS Se Sedan. Cada um desses sufixos indica pequenas mudanças e diferenças entre os produtos. A continuidade do nome é uma garantia de qualidade. Mais do que isso, os clientes esperam que o produto tenha características melhoradas.

Quando um consumidor vê um novo nome, ele espera uma marca diferente e um produto diferente com marca e novas características. O produto é percebido sendo mais arriscado do que um produto de próxima geração, embora possa ser mais recompensador, por exemplo, ser de maior qualidade ou ter uma experiência de usuário mais satisfatória.
Playstation, por exemplo, usa a continuação de nome de marca. As pessoas esperam por um produto que na sua maioria igual, mas melhor, com novas características. Nintendo, em comparação, lançou diferentes consoles com diferentes nomes. Os novos nomes para cada console, por exemplo N64 vs. Wii significa que as pessoas esperam experiências de usuário completamente diferentes das que elas já tem. A mudança de nome assinala uma completa e dramática saída de uma antiga geração de consoles.

Inspiração de Nome de Produto

Comece com um papel, crie uma lista de palavras-chave e ideias que aparecerem na sua mente quando você pensa no seu produto. Organize essas palavras e frases em categorias.

A próxima etapa é algumas pesquisas no Google. Explore sinônimos, antônimos e idiomas interessantes criando uma lista de palavras-chaves relevantes e ideias.

Quando você tiver uma lista, tente combinar palavras e ideias seguindo as sugestões da seção Top 10 desse artigo.

Experimente nosso Gerador de Nome para gerar milhares de ideias de nome de Produto. Simplesmente digite as palavras-chave e ele irá automaticamente gerar milhares de combinações de nome.

Por exemplo, se você tem uma empresa de ferramentas de jardim e você lançou um novo produto, que é um tipo de soprador de folhas, você pode começar a listar sua palavras com algo do tipo:

Checando Marcas Registradas e Como Registrar

Uma vez que você decidiu o nome, você pode querer registrar sua marca (trademark) para aquele nome de produto. Isso irá impedir as pessoas de copiar sua ideia e roubar seu negócio.

A primeira coisa que você precisa é fazer uma checagem de marca registrada. Basta fazer uma pesquisa na internet e verificar se alguém já registrou esse nome.

Se já tiverem registrado, infelizmente você terá que escolher sua segunda ideia de nome de produto favorita.

Você pode checar o banco de dados de marca registrada e registrar a sua se estiver livre aqui com o USPTO se estiver nos EUA ou com o EUIPO se estiver na Europa.

Registro de marca registrada online custa entre 5 e 5 e normalmente leva até 6 meses para ter uma resposta de registro, o mais rápido possível com interesse total. Eles pedem informações como a categoria do produto, data do primeiro uso e sobre os componentes de design específico que você quer proteger.

Se você realmente quer garantir ou pensa que sua marca registrada pode ser contestada, você pode falar com um advogado apropriado antes para obter aconselhamento no processo.

Metodologia

Quais são os passos que tomamos para apoiar as empresas?

  • Quem somos?
    Temos uma equipe de escritores experientes:
    Nossa equipe de escritores especializados está aqui para compartilhar seus conhecimentos e ajudar empresas de todos os tamanhos a decolar.
  • Por quê?
    Oferecemos um conteúdo valioso:
    Nós oferecemos mais do que uma ferramenta que gera nomes comerciais. Nossa equipe de especialistas tem paixão e conhecimento para escrever guias de suporte, notícias, blogs e vídeos, para ajudá-lo a iniciar o seu novo negócio.
  • Como?
    Com informações precisas:
    Nossa equipe editorial verifica todas as informações e usa insights líderes do setor para incluir estatísticas e recomendações relevantes e atualizadas. Nossa equipe editorial interna nunca economiza quando o assunto é escrever textos e não depende de ferramentas de IA para fazer o trabalho pesado.
Saiba mais sobre as nossas diretrizes editoriais.
We use cookies to offer you our service. By using this site, you agree to our: Ver Política de Cookies