Gerador de Nome para App Mobile & Ideias

Gere nomes para seu app mobile abaixo.

Gerador de nomes para aplicativo para celular

Sua marca está lançando um aplicativo ou ela é o aplicativo por si só e você não sabe por onde começar a escolher o nome? Não se preocupe que você chegou ao lugar certo. Essa é a missão do gerador de nomes para aplicativo para celular. Seja muito bem-vindo ao nosso guia completo. 

Aqui você vai aprender as melhores dicas para encontrar o nome ideal para o seu app. Mas não vamos parar por aí. Você também vai aprender outros pontos importantes sobre identidade da marca e ainda faremos uma análise dos nomes de alguns aplicativos no mercado. Preparado?

App como extensão da marca X App como coração da empresa

Quando falamos em criar um aplicativo para celular, ele pode ser um espaço extra de uma marca, ou mesmo ser o coração da empresa. E é importante fazermos essa separação antes de começar esse guia. 

Quando um aplicativo é uma extensão de uma marca, ele geralmente leva o nome dela, que já é consolidada no mercado. Podemos usar os bancos tradicionais como exemplo. O Itaú é um banco consolidado, uma marca forte, e ele tem esse espaço extra, que oferece facilidade nos serviços. Obviamente o aplicativo se chama Itaú. 

Outro exemplo são as lojas de departamentos. A Magazine Luiza é uma loja física, que possui e-commerce e aplicativo. Nesse caso, o app usa um nome similar, porém bastante associado com a marca: Magalu. De qualquer forma, se o cliente digitar Magazine Luiza também encontra o aplicativo facilmente. 

Nomear aplicativos de marcas já existentes não é um desafio, porque usa ou deriva do nome já consolidado. E, por isso, esse guia vai se concentrar nos app que são a marca em si, onde tudo começa do zero. Como aplicativos de ensino de idiomas, por exemplo, que são o coração da empresa. Podemos usar como exemplo Duolingo e Memrise, já que é no app que tudo acontece.

Antes de mais nada, já definiu a identidade da marca?

Antes de escolher o melhor nome para seu app, você precisa definir alguns pontos importantes. Pode ser que você já tenha isso tudo estruturado, mas como consideramos parte fundamental da escolha do nome, criamos essa seção para trazer ainda mais clareza. 

Para isso, queremos te instigar a começar respondendo algumas perguntas básicas:

  • Qual seu diferencial?

O que você vai oferecer de diferente? É preciso começar com isso em mente. Seu aplicativo não pode ser mais um esquecido no meio de milhares. Ele existe por um motivo, para trazer uma solução. E qual é a razão de ele existir? Definir isso é saber o seu propósito como marca. Essa é a sua identidade. 

Imaginemos um app de meditação. Os propósitos podem ser variados, e gerar mais clareza é o princípio da meditação. Porém, isso é muito genérico, porque todo aplicativo de meditação quer oferecer isso. Sendo assim, é preciso buscar um diferencial. Por exemplo: “Facilitar a prática de meditação, auxiliando a controlar e reconhecer a respiração desde a primeira tentativa”. 

  • Que nicho de mercado você vai atender dentro do seu ramo?

Quando você tem um propósito, quer dizer que vai atender a uma demanda do mercado. Ou seja, uma parcela dentro do ramo que você escolheu. Não é possível abraçar o mundo. Dentro do exemplo usado acima, o nicho de mercado pode ser focar em um tipo de meditação, e oferecer o melhor conteúdo naquele segmento. No nosso exemplo, imaginemos que esse app vai atingir seu propósito focando no nicho de meditação Vipassana. 

  • Quem é o público interessado nos seus serviços?

E finalmente, público alvo é quem se identifica com seu propósito e nicho, e precisa desse serviço, especialmente do seu diferencial. É uma parcela ainda menor dentro do segmento. Existem diferentes tipos de meditação para iniciantes, mas nesse caso, o aplicativo de meditação vai conversar com pessoas que buscam aprender a meditar, mas que apreciam estar em silêncio, tendo em vista que no nicho escolhido, o silêncio é muito importante na prática. 

Quando você tem isso tudo definido, fica mais fácil encontrar um nome que comunique essa identidade. Vipassana Silêncio Guiado, Medite Vipassana, Mente Vipassana e Tempo Vipassana são algumas sugestões de nomes simples para esse aplicativo. 

Abaixo você vai aprender quatro passos fundamentais para nomear seu app. Mas calma aí, antes de você sentar para fazer seu brainstorm, a equipe do gerador de nomes para aplicativo para celular selecionou dicas para que você possa reunir essas ideias da melhor maneira possível. 

3 dicas para nomear seu aplicativo para celular com sucesso

Com essas dicas, você vai poupar tempo quando sentar para fazer seu brainstorm. É preciso ter em mente que o nome de um app deve ser simples, memorável e que comunique um significado. E como fazer isso? Confira essas 5 dicas:

1. Faça uma análise da concorrência

Fazer uma análise da concorrência é fundamental, e logo no início do processo. Isso vai te poupar tempo no futuro. Dessa forma você já terá em mente quais nomes evitar e ainda tem a chance de entender o porquê aquele nome funciona para seu concorrente. 

Uma forma inteligente de fazer essa análise é se questionando as seguintes perguntas:

  • Quais os valores de negócio ou produtos eles estão comunicando em seu nome de empresa? Como isso funciona para eles?
  • Há uma tendência em como essas empresas estão nomeadas? (Nesse caso, é melhor evitar soar como apenas mais delas no seu ramo)
  • Quem é o melhor? Por quê? E como eu posso criar um nome melhor?

2. Foque em gerar um nome criativo, e não em descrever a empresa

Uma armadilha que a maioria das empresas cai é descrever literalmente os serviços em seu nome. Isso é ainda mais dispensável em um aplicativo para celular, que precisa manter um nome curto e singular. Por isso, o gerador de nomes para aplicativo para celular selecionou os pontos fundamentais para compartilhar com você.

Um bom nome deve sim comunicar a essência da empresa aos clientes, porém em um nível mais profundo e autêntico. Procure nomear seu aplicativo de uma forma que conte uma história por trás disso.

Vamos usar o aplicativo “Tinder” como exemplo. No sentido literal, ‘tinder’ significa ‘material seco que pega fogo com facilidade’. No contexto do app, que promove encontros, é um nome perfeito. Amor, paixão e encontros é associado ao fogo, que carrega isso em seu nome. Além disso, é um nome curto, fácil de lembrar, criativo e exclusivo. 

3. Seja memorável

Ser memorável é, obviamente, o desejo de todos. Mas é fácil de falar e difícil de fazer. O nome do seu aplicativo para celular precisa cativar seu cliente em uma lista de concorrentes. Veja algumas dicas para se tornar memorável:

  • Use uma articulação ritmada ou aliteração – repetição de sonoridade em palavras ou sílabas, como Tik Tok ou Subway Surfers.
  • Tente usar uma palavra que não seja relevante quando fora do contexto. Por exemplo, Face quer dizer rosto, que representa a imagem de uma pessoa. Book significa livro, uma forma de apresentação de um conteúdo. FaceBook tem tudo a ver com apresentar pessoas na melhor forma.
  • Mantenha o nome curto e simples.

Essas foram três dicas que a equipe do gerador de nomes para aplicativo para celular considera importante de se ter em mente. Agora é hora de aprender o passo a passo a seguir quando você sentar para criar o nome da sua marca!

4 passos para nomear seu aplicativo para celular 

Selecionamos um roteiro com quatro passos de sucesso que vão te ajudar a encontrar o nome ideal para sua marca. E você acompanhará na prática o surgimento de um nome de aplicativo que comunica inovação, efetividade e valores simples para seus usuários. 

1. Faça um brainstorm das ideias de nomes

Comece fazendo um brainstorming – que nada mais é do que reunir todas as ideias – de palavras que poderiam se encaixar no nome da sua empresa. O objetivo é criar uma lista de palavras que surgem na sua mente quando pensa na sua empresa. Sem fazer seleção ou exclusão de ideias ainda. Tente listar pelo menos umas 20 opções. Caso esteja com dificuldade, consulte o gerador de nomes para aplicativo para celular.

 2. Enxugue a lista 

Agora é hora de fazer uma análise e seleção das suas ideias. Retire nomes que possam ser difíceis de lembrar, soletrar ou pronunciar. Mantenha ideias de nomes que comuniquem a identidade da sua marca, soem bem, sejam memoráveis e indiquem seus serviços para seu público-alvo.

Com essas perguntas você consegue excluir algumas opções, ficando apenas com as melhores: 

  • O nome é simples e fácil de lembrar?
  • O nome é fácil de ler e falar em voz alta?
  • O nome é diferente dos concorrentes?
  • O nome comunica um significado relevante?
  • O nome evita palavras usadas em excesso ou clichês?

Com essas respostas é bem possível que sua lista tenha caído para cerca de 5 nomes. 

3. Ouça outras opiniões

Agora que você tem cerca de 5 boas ideias, fica difícil fazer uma seleção por conta própria. Então chegou a hora de pedir ajuda, mas de quem entende. Esqueça seus amigos e familiares, é bem possível que eles gostem de todas as suas ideias, não ajudando em nada. 

Pergunte para pessoas do mercado que atuam nesse ramo, ou aplique uma pesquisa para seus clientes em potencial. Selecionamos algumas ideias de perguntas que você pode usar para conseguir respostas efetivas:

  • Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando você escuta esse nome?
  • Você considera fácil de lembrar?
  • Como se soletra?

Com essas respostas, é hora de você reavaliar se atingiu o que queria com o nome escolhido. Se ele realmente representa sua empresa da forma que você imaginava. 

4. Confira se está disponível

Pode ser que você tenha descartado algum nome da lista anterior, mas é bom que mantenha pelo menos três opções. Lembra que indicamos a análise de concorrência nas dicas acima? Nesse momento é hora de pesquisar novamente, especialmente se essas ideias já estão sendo usadas dentro da sua região. Em um nível legal, certifique-se de que esse nome esteja disponível para Registro de Marca. Olha também a disponibilidade do domínio e ainda perfis nas principais redes sociais.

Erros comuns na hora de nomear um app

Não basta saber o que fazer. É preciso aprender o que não fazer. Por isso, a equipe do gerador de nomes para aplicativo para celular listou os erros mais comuns da hora de nomear um app. Dessa forma, você evita cometer qualquer um deles e já começa um passo mais perto do sucesso!

1. Caracteres demais

Nomes grandes demais são difíceis de lembrar, mais trabalhosos de digitar. Não há vantagem em usar caracteres demais na criação do nome do seu aplicativo. Especialistas sugerem que você use, no máximo, 11 caracteres. Mas, tenha em mente que não precisa chegar lá, você pode gerar um nome criativo com menos letras. 

2. Uso de maiúsculas

O uso de maiúsculas precisa ser estratégico e não a qualquer custo. Então, entenda de uma vez por todas que você jamais deve criar um nome inteiro com letras maiúsculas, isso chega a ser ofensivo na internet, como se a palavra estivesse sendo gritada. Se sua ideia era aparecer, isso vai fazer com que você apareça de forma negativa. A maiúscula pode ser usada para ressaltar uma letra importante, como em WhatsApp, que divide a combinação de palavras. 

3. Falta de ajuda profissional

Se faltar criatividade, não tenha medo de recorrer a ajuda profissional. Você pode contratar empresas especializadas na criação de identidade de uma marca para ajudar com a construção do nome e slogan da sua empresa. Também é possível se reunir para um brainstorm com a equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, caso você esteja contratando uma equipe especializada. Uma ótima ideia é contar com um gerador de nomes para aplicativo para celular, como esse guia completo feito pela equipe da Business Name Generator. 

Conheça alguns concorrentes 

Para que você possa se inspirar, selecionamos alguns aplicativos renomados mundialmente para entender o nome por trás da marca. Você também verá alguns exemplos brasileiros que tiveram sucesso na escolha do seu nome. Esperamos que a seleção feita pelo gerador de nomes para aplicativo para celular possa te inspirar.

INTERNACIONAL

  1. Waze – Waze é um aplicativo de localização, que te ajuda a chegar a um determinado local indicando o melhor caminho e trazendo notícias sobre o trajeto, como acidentes, filas, entre outros. Esse é um exemplo de nome original, tendo em vista que a palavra Waze não existe nem em inglês. Na verdade, ela deriva de Ways, que significa “caminhos”. A letra S da palavra tem uma sonoridade de Z no idioma. E seus fundadores criaram o nome a partir desse trocadilho. Mesmo que a palavra não exista, ela tem sentido com o objetivo do app: mostrar os melhores caminhos até o destino. Trata-se de um nome curto, simples, fácil de falar e lembrar. 
  2. Spotfy – Segundo os fundadores, Spotfy é a junção das palavras Spot + Identify. Em português, spot quer dizer local, lugar, já identify significa identificar, descobrir. Essa combinação faz sentido com o aplicativo de música, lugar onde você pode descobrir / identificar novos conteúdos sonoros, como músicas e podcasts. 
  3. Strava – Essa é uma palavra sueca que significa “esforce-se”. Embora os fundadores sejam americamos, a família de um deles é suéca, de onde tiraram esse nome original e com sentido aos seus serviços. A ideia é motivar seus usuários a dar o seu melhor, ou seja, se esforçarem. Esse nome conta uma história, tem boa sonoridade, é simples e autêntico. 

NACIONAL

  1. iFood – Esse app para celular é o jeito mais famoso de pedir comida pela internet no país. O “i” faz referência a palavra internet, e food significa comida, resultando em uma alusão à “comida pela internet”. Há quem diga que o nome brinca com a sonoridade da gigante marca iPhone. De qualquer forma, o nome pegou é um dos maiores sucessos nacionais com mais de 10 milhões de downloads. 
  2. GetNinja – Se você precisar contratar profissionais de diferentes áreas, a missão do GetNinja é conectar você com essas pessoas. Ao todo, são mais de 180 categorias de trabalhos. Get quer dizer obter, e ninja, no sentido figurado, é alguém muito bom naquilo que faz. Portanto, o nome carrega na essência o serviço que oferece: obter um bom profissional. O nome é curto, original e fácil de falar. 
  3. EasyBeer – O EasyBeer, que significa “Cerveja fácil”, compara o preço da bebida na sua região, em um raio de 20 km. Novamente, é um nome que tem sentido com a essência da marca, comunica sua identidade, é fácil de falar e lembrar. 

Esperamos que esse gerador de nomes para aplicativo para celular tenha te ajudado a alcançar seu objetivo. Começar uma empresa nova é um desafio grande, ainda mais no mercado digital, e nossa missão era facilitar parte do seu trabalho. Com esse guia você tem as ferramentas que precisa para criar um nome de sucesso. Agora é hora de ser criativo. Mãos à obra!

Guias de nomes relacionados

Metodologia

Quais são os passos que tomamos para apoiar as empresas?

  • Quem somos?
    Temos uma equipe de escritores experientes:
    Nossa equipe de escritores especializados está aqui para compartilhar seus conhecimentos e ajudar empresas de todos os tamanhos a decolar.
  • Por quê?
    Oferecemos um conteúdo valioso:
    Nós oferecemos mais do que uma ferramenta que gera nomes comerciais. Nossa equipe de especialistas tem paixão e conhecimento para escrever guias de suporte, notícias, blogs e vídeos, para ajudá-lo a iniciar o seu novo negócio.
  • Como?
    Com informações precisas:
    Nossa equipe editorial verifica todas as informações e usa insights líderes do setor para incluir estatísticas e recomendações relevantes e atualizadas. Nossa equipe editorial interna nunca economiza quando o assunto é escrever textos e não depende de ferramentas de IA para fazer o trabalho pesado.
Saiba mais sobre as nossas diretrizes editoriais.
We use cookies to offer you our service. By using this site, you agree to our: Ver Política de Cookies