Gerador de Nomes para Lojas

Gere ideias de nomes para a sua loja em baixo

Como escolher o nome ideal para a sua loja?

Quer abrir uma loja? Mas ainda não tem a certeza do que quer vender? E a localização? Neste artigo iremos analisar todos os pontos que deve ponderar antes de iniciar o seu negócio.

Não basta escolher um bom produto, colocá-lo à vista e esperar que a magia aconteça. É preciso definir o nome ideal, conhecer as vantagens e desvantagens, perceber qual o seu público-alvo e analisar os interesses demográficos e concorrência.

A Definição de Loja

O termo loja refere-se a um local onde os clientes se dirigem para comprar produtos, seja online ou de rua. Ao longo dos últimos anos, a facilidade e rapidez proporcionada pelo mercado online causou um declínio das lojas de rua e um aumento massivo das compras online. Qualquer peça está ao alcance de um clique , por isso o seu desejo de consumo é maior. Desta forma, vários negócios estão a abrir as suas próprias lojas online mesmo sem terem uma localização física.

O mercado é extenso por isso pergunte-se: O que o fará destacar da concorrência?!

Interesses Demográficos

Estás prestes a entrar num mercado altamente competitivo e como tal é imperativo pensar em algo que crie a lealdade do consumidor. Antes demais perceba se a sua loja será associada a uma marca criada por si ou para venda de várias marcas.

Vamos pensar em conjunto. Se eu lhe pedisse agora para nomear uma grande marca, o mais provável seria dizer Apple, Coca Cola, Nike. É com base nas marcas grandes, que as lojas pequenas têm vindo a aperceber-se da importância de terem uma marca associada à sua loja e por isso, criam um nome que reflita ambos.

Seja a sua loja de vestuário, alimentar, online ou física, há certas questões que deve fazer: “Qual o seu público-alvo? Qual a idade, interesse do seu público-alvo? Que utilidade tem os seus produtos? Pense na imagem que pretende transmitir e na sua loja para que ao escolher o nome comece a envolver os consumidores e construa uma lealdade entre vocês.

Localização da Loja

Além de pensar no seu público-alvo e potenciais clientes da zona, deve refletir muito bem sobre a sua localização e ter duas coisas em mente: O que está a vender? E onde é que o seu público-alvo compra?

Se quer ter a sua loja numa área onde vão vários consumidores para que venda os seus produtos rapidamente, pense em abrir a sua loja numa zona de comércio e demonstre os diferentes serviços que oferece para que faça sentido visitar a sua loja. O importante é cativar. As pessoas que vivem numa vila deslocar-se-ão à sua loja se souberem que existe maior variedade do que nas lojas da vila.

Caso contrário abra a sua loja perto de estabelecimentos que recebem uma grande adesão. Assim, o mais provável é que os clientes que visitem algo próximo de si, também deem uma vista de olhos na sua loja.

Se o seu público-alvo for mais jovem, escolha palavras que pareçam jovens ou modernas para atrair mais jovens e menos consumidores maduros. O nome certo pode ajudá-lo bastante. Por exemplo temos duas lojas de sapatos, a “Sapatos Lopes” e “Saltos de Corrida”, a última poderá atrair um público mais jovem, visto ser um nome mais divertido e fora do comum.

Loja Online

Como já referimos anteriormente, o mercado online não só está em expansão como é uma forte fonte de consumo atual. Cerca de 50 a 100 domínios são registados diariamente, pois quem é que não gosta de visitar as suas lojas favoritas sem ter de sair de casa?! Se decidiu entrar por este caminho, lembre-se a competição é feroz e deve criar as melhores táticas para se destacar.

Aqui estão 5 dicas rápidas para destacar a sua loja online:

1. Defina um nome simples

Para que as pessoas o encontrem online mantenha um nome simples com poucos caracteres, caso contrário elas não irão digitar o seu nome cada vez que fizerem uma pesquisa. Além disso, um nome complexo, difícil de lembrar ou pronunciar é facilmente esquecido.

Estamos os dois numa festa, a música está alta e está a tentar promover a sua nova loja online chamada “Chocolataria Choco idolatrada”. Acha que no final alguém se vai lembrar do nome? O nome é difícil de pronunciar e lembrar, por isso vai perder clientes.

2. Ortografia simples e óbvia

Este ponto é excecionalmente importante para as lojas online. Um amigo viu o seu site e adorou, por isso decidiu falar aos amigos para o pesquisarem online. O problema é que o nome era complexo e então ninguém conseguiu encontrar a sua loja. Não queremos que isso aconteça, pois não?!

3. Exclusividade

Faça uma pesquisa de palavras-chave, analise quais as palavras mais pesquisadas na internet relacionadas com o seu sector. No entanto, não esqueça a exclusividade para que não tenha de lutar pelo seu aparecimento no Google. O objetivo é aparecer na primeira página de pesquisa e não após 300 posições. Utilize o Google Keyword Planner para o auxiliar.

4. Domínio e redes Sociais

Quando escolher o seu domínio, verifique também as redes sociais para que possa manter o mesmo nome em ambas as plataformas e criar conexão entre todas. Assim será mais fácil de procurar a sua loja e de seguir ou subscrever a loja online. Construir uma base de seguidores que o seguem online é vital para o seu sucesso.

5. Fale com as pessoas

Antes de tomar a decisão final sobre a escolha do seu nome, pergunte às pessoas o que é que elas pensam do nome escolhido. Através do nome, elas sabem o que a sua loja vende? Lembram-se facilmente do nome? E conseguem escrevê-lo rapidamente online?

Análise de Nomes de Lojas de Sucesso

IKEA

IKEA parece uma palavra sueca inventada, mas na verdade é um acrónimo de Ingvar Kamprad, o fundador + Elmtaryd, a sua fazenda e Agunnaryd, a vila em que cresceu. O nome é curto, fácil de lembrar e interessante. Reflete a simplicidade dos produtos que vendem enquanto brinca com as ideias nórdicas minimalistas de um movimento de design da década de 20 conhecido como Skandi.

Aldi

O reconhecido supermercado recebeu o seu nome da combinação do nome do fundador, Albrecht, e a palavra Discount, desconto em português. Um facto interessante é que nos EUA, os irmãos Albrecht possuem outra rede de supermercados chamada Trader Joes. Preferiram não transportar o conceito da marca alemão para os EUA, pois não acreditam que funcionaria da mesma forma que na Europa.

Etsy

Uma palavra sem sentido associada a uma loja e-commerce de artesanato. No entanto, é fácil de lembrar e única, divertida de dizer e tem várias vertentes. Pode ter vindo da expressão italiana “eh si” que significa “oh sim” ou talvez seja um acrónimo da expressão “Easy to Sell Yourself”. A palavra pode ter múltiplos significados, mas todos relevantes

Selfridges

Uma das mais antigas e conceituadas lojas de rua de Londres. O nome tem origem no nome do seu fundador, Harry Gordon Selfridge. Com o passar do tempo, a loja ganhou reputação e o uso do próprio nome criou um sentimento de confiança no público. Assim sendo, a marca criou um percurso de sucesso e de produtos de qualidade.

Weekday

Quando ouvimos esta marca pensamos em algo que seja para utilização diária e a verdade é mesmo essa. Esta loja apresenta roupas para o dia-a-dia com preços acessíveis para um público-alvo dos 20 aos 40 anos.

Ideias e Palavras-chave para escolher o seu nome

Crie uma lista de palavras-chave relacionada com o seu mercado, explore sinónimos e expressões engraçadas em diferentes línguas. Converse com alguns amigos seus que estejam ligados à área e questione se compreendem a essência da sua loja com as diferentes possibilidades apresentadas.

Use o nosso Gerador de Nomes para Lojas para gerar milhares de ideias e simultaneamente verificar a disponibilidade do domínio.

Descarte qualquer palavra que não seja exclusiva suficiente e com conotações negativas. Por fim, pense se essas palavras são fáceis de pronunciar e de procurar online.

Para lhe dar alguma inspiração deixamos aqui algumas palavras-chave:

  • Loja
  • Online
  • Moda
  • Vogue
  • Tendência
  • Estilo
  • Acessórios
  • Design
  • Boutique
  • Alimentar
  • Desporto
  • Artesanato
  • Acessórios
  • Desconto
  • E-commerce

Inspiração de nomes para Lojas

Aquiles – Com base no reconhecido herói grego da Batalha de Tróia, Aquiles poderia ser um nome interessante para uma loja de desporto. Para uma loja online, o nome funcionaria super bem, visto ser um nome de pesquisa fácil e as pessoas não teriam dúvidas sobre como escrever o seu nome.

Odisseia – Como a mítica epopeia de Homero. Este seria um nome incrível para uma agência de viagens. Baseado na jornada de Ulisses que passou por muitas aventuras antes de regressar à sua amada. É fácil de soletrar devido à familiaridade que temos com o nome e é um nome relevante para o mercado em questão.

Tesouros Simples – Joias e acessórios a preços acessíveis, ou seja, para todos os gostos e carteiras. Pela palavra tesouros subentendemos valor, mas simples sugere acessibilidade. Para lojas de rua pode ser um nome interessante, no que toca ao online pode criar algumas complicações por ser extenso. 

Caminhante Solo – Um nome interessante para uma loja de sapatos. A palavra solo tem duplo sentido, pode ser o local que pisamos como apenas o estado de estar só. Já a palavra caminhante implica aventuras e viagens e verdade seja dita, só as fazemos com calçado confortável.

Mini Pixel – Loja de crianças que vende roupas coloridas e brinquedos divertidos. A referência à tecnologia pode atrair os pais dos miúdos mais envolvidos com novas tecnologias. Apesar de ser um nome funcional para loja online e loja física, funcionaria melhor como loja de rua para que a personalidade da loja possa ser comprovada ao vivo.

Desirea – Os nomes em latim costumam ser sempre excelentes ideias, por isso optamos por Desirea que significa desejado/ desejada. É uma palavra cujas conotações sugerem luxo, logo seria um bom nome para uma loja na área da moda. Contudo, o nome pode limitar a loja caso seja online.

O que deve ter em conta quando escolher um nome para a sua loja

1. Seja Exclusivo

A sua loja tem de se destacar da concorrência isso é ponto assente. Então precisa de ter um nome que o faça destacar. Criar um nome com palavras que mostrem os “bens” que vende não abona nada a seu favor, por isso seja criativo. Pense na marca google, divertido, único e com raízes históricas na matemática.

2. Mantenha o Nome Simples

Queremos que a sua loja seja visível por todos e que esteja nas conversas de quem o rodeia, por isso não escolha nomes muito longos e descritivos. Se o fizer, além de tornar a sua loja menos empolgante, o seu público não se irá lembrar do nome. Mantenha palavras de 2 sílabas, no máximo 3. Tome o exemplo do IKEA, curto e fácil.

3. Peça opinião

Duas cabeças pensam melhor do que uma e três melhor ainda. Partilhe as suas ideias com os seus amigos e outras pessoas do ramo e veja como eles reagem aos nomes escolhidos. Para si a sua opção pode ser brilhante, mas para eles pode não cair tão bem.

4. Verifique a disponibilidade do domínio e das redes sociais

Bem escolheu o seu nome, está feliz com a sua decisão, mas afinal descobre que já foi utilizado e não está disponível. Que desilusão! Para que isso não aconteça, verifique inicialmente se alguém já registou esse nome. Crie o seu domínio web e compre-o para que isso não aconteça mais tarde. Pesquise também nas redes sociais e crie o seu nome também, para que mais ninguém o use.

5. Relacione o nome à dimensão do negócio

Está a pensar em abrir uma loja pequenina na cidade ou uma loja grande no shopping? Pretende abrir apenas uma loja ou várias? Já pensou no crescimento da sua marca daqui a uns anos?

Depois de responder a estas questões tente associar a escolha do nome da sua loja ao negócio que pretende criar. Se o objetivo for expandir a marca pense num nome versátil, curto e fácil de pronunciar.

6. Dê a entender o que faz

Não seja abstrato, as pessoas querem associar um nome ao que a sua loja proporciona e a verdade é que se for algo concreto, o arranque será mais fácil. Acima de tudo não engane o seu público. Por exemplo, se usar a palavra “eco” as pessoas vão automaticamente pensar que os seus produtos são ecológicos ou que seguem regras sustentáveis e se não for isso que a sua marca representa então não minta.

Faça associações às palavras que escolheu, pense nas suas conotações e procure no dicionário novas ideias e variações de terminologia relacionadas com a sua loja.

7.    Pesquise a Concorrência

Não copie o trabalho dos outros, mas faça uma pesquisa de mercado. Perceba em que posição se colocam as lojas da concorrência, qual o público-alvo e serviços que apresentam. Saiba o que é que as outras lojas estão a fazer e o que é resulta ou não, assim poderá evitar situações indesejadas no futuro.

Os Nossos Guias de Nomes Empresariais

Relacionado: Nomes para Produtos

Metodologia

Quais são as medidas que tomamos para apoiar empresas?

  • Quem?
    Temos uma equipa de redatores experientes:
    A nossa equipa de redatores especializados está aqui para partilhar os seus conhecimentos e ajudar no arranque de empresas de todas as dimensões.
  • Porquê?
    Oferecemos conteúdo valioso:
    Oferecemos mais do que uma ferramenta de criação de nomes de empresas. A nossa equipa de especialistas tem a paixão e a experiência para escrever guias de apoio, notícias, blogues e vídeos para o ajudar a criar a sua nova empresa.
  • Como?
    Com informações precisas:
    A nossa equipa editorial verifica todos os factos e utiliza as informações mais importantes do sector para incluir estatísticas e recomendações relevantes e atualizadas. A nossa equipa editorial interna nunca poupa esforços na redação de textos e não utiliza ferramentas de IA para fazer o trabalho difícil.
Saiba mais sobre as nossas normas editoriais.
We use cookies to offer you our service. By using this site, you agree to our: Ver política de cookies